Com a presença de autoridades, amigos e familiares, o arquiteto Fábio Fernando Martins de Oliveira, lançou na noite da última terça-feira (26), o livro “Produção Arquitetônica do município de Rio Brilhante Mato Grosso do Sul – 1830 a 1960”. Com uma calorosa recepção e noite de autógrafos, a celebração aconteceu na Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim, em Campo Grande.
A data de lançamento, não escolhida por acaso, é a mesma em que o município celebra seus 94 anos de fundação. Como um presente para a cidade de origem, o autor afirma deixar um legado cultural e histórico para todos que têm sua história ligada às primeiras famílias que ajudaram a construir o município, que hoje já abriga cerca de 45 mil habitantes e preserva parte de suas origens através de sua arquitetura.
"Esse livro é um importante legado que quero deixar para minha cidade. Somos história, vivemos história e precisamos da história para conhecer nossa realidade a fundo, eu mesmo aprendi muito pesquisando e escrevendo esse livro, e agora quero compartilhar com todos que também desejam conhecer um pouco mais da arquitetura e das curiosidades por trás de cada uma dessas obras", pontuou o autor.
A obra literária é um raro exemplar de descrição das obras arquitetônicas históricas associadas aos seus construtores e moradores, que ainda sobrevivem em uma sociedade capitalista que pouco valoriza a cultura, em todas as suas ramificações.
No processo de produção do livro foram visitadas dezenas de construções, além de entrevistas com familiares e antigos construtores que ajudaram a contar a história por meio de cada uma das edificações.
“As edificações registradas, antes de tudo, demonstram como uma população prosperou em condições que eram precárias e, aos poucos, deixou suas marcas para a posteridade”.
Durante a cerimônia de lançamento, uma das orientadoras e apoiadoras do projeto, a PHD Maria Margareth, ressaltou a dedicação e empenho da pesquisa até que o projeto do livro fosse concluído. “Acompanho o Fábio a muitos anos, vejo nele uma imensa dedicação. O carinho e o respeito que ele tem pela família, pelos amigos e claro, pela cidade de sua origem. Ver esse trabalho pronto hoje, é um grande orgulho, especialmente por entender o quanto este livro vai contribuir para as futuras gerações conhecerem mais da sua história e cultura”, finalizou.
Satisfeito com o resultado e o legado deixado através da obra, o arquiteto revelou que já está preparando uma segunda edição.
“Esse livro me inspirou tanto, me ensinou de tal forma, que já estou escrevendo uma segunda obra, na mesma linha, em breve o público irá saber mais detalhes dessa novidade".
Mín. 22° Máx. 35°