Neste final de semana (17 e 18 de junho), foi realizado em Rio Brilhante o Terceiro Encontro da Família Stona. Familiares de Santa Stona Felipetto se deslocaram de diversas cidades brasileiras para participar do evento, que foi realizado pela terceira vez. O salão de eventos do Sinfusp-RB foi o local escolhido, onde os familiares de D. Santa passaram momentos agradáveis.
Esses encontros são realizados a cada dois anos. E foi uma iniciativa de Adeorema, Lídio e Dirceu Stona, ambos sobrinhos de d. Santa. Em Rio Brilhante era para ser realizado em 2020,mas com a pandemia do Coronavirus, foi realizado só agora em 2022. Em 2018, o encontro foi realizado em Frederico Westphalen e o primeiro deles em Faxinal do Soturno, ambos no Rio Grande do Sul.
O encontro também foi uma singela homenagem a d. Santa Stona Felipetto, a única dos 12 filhos do casal João Stona e Maria Soncini Stona. Santa é a filha mais nova do casal, e hoje tem 88 anos. Santa é viúva de Romeu Felipetto, falecido em novembro 2017, dos quais o casal teve seis filhos: Marlene, Neri, Marli, Marlize, Nívio e Noemir.
Santa e Romeu se conheceram em Faxinal do Soturno, na região conhecida como Quarta Colônia, mais precisamente no povoado de Santos Anjos - Saxônia. Depois de casados, mudaram-se para Frederico Westphalen, no norte do Rio Grande do Sul. Anos depois foram morar no Paraná, em Ampere. Posteriormente em 1976 vieram para o então estado de Mato Grosso, onde fixaram residência no distrito de Prudêncio Thomaz, e foram acolhidos pelo casal Manoel e Zoraide Thomaz. Em 1979 a família mudou-se para a cidade de Rio Brilhante, onde D. Santa reside até hoje no mesmo endereço.
Esta é uma festa do tronco da família de João e Maria Stona.
Casal este, filhos de imigrantes Italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul e tem familiares espalhados Brasil afora.



































































































