O VW Passat corresponde a um carro de classe média confeccionado pela montadora alemã Volkswagen, obviamente. Ele já possui várias gerações, tendo começado a ser confeccionado desde 1973. Atualmente, ele insere-se entre o Golf e o Phaeton. Ele sempre se caracterizou como um dos modelos mais importantes da marca.
Ele se enquadra na categoria de sedãs médios. Ele se encontra agora em sua oitava geração, tendo sofrido uma série de mudanças de lá para cá, sendo igualmente importante no mercado europeu, por exemplo, e no Brasil.
Ficha técnica completa do VW Passat
Observe abaixo a ficha técnica completa do VW Passat:
Motor | 2.0 TSI |
Tipo | Dianteiro, Transversal e Gasolina |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.984 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 9,6:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Máxima | 220 cv a 4.500 rpm |
Torque Máximo | 35,7 mkgf a 1.500 rpm |
Transmissão |
|
Tipo | DSG Automático de 6 velocidades |
Tração |
|
Tipo | Dianteira |
Freios |
|
Tipo | Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira) |
Direção |
|
Tipo | Elétrica |
Suspensão |
|
Dianteira | Independentes, McPherson |
Traseira | Independentes, multibraço |
Rodas e Pneus |
|
Rodas | Roda de 18 polegadas |
Pneus | 235/45 R18 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) | 4.767 |
Largura (mm) | 1.832 |
Altura (mm) | 1.456 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.791 |
Capacidades |
|
Capacidade de carga (kg) | 611 |
Tanque (litros) | 70 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.499 |
Peso bruto total (kg) | 2.110 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)
| 0,28 |
A evolução do Passat ao longo do tempo
A versão mais atual do Passat foi criada em 2019. No entanto, conforme já foi citado, ele recebeu uma série de reformulações, mudanças e acréscimos ao longo do tempo.
Confira adiante todo o caminho percorrido para se chegar até a geração atual:
O modelo de 1981 do Volkswagen Passat é na verdade a segunda geração do modelo lançado pela primeira vez pela montadora alemã em 1973.
Embora tenha vindo com vários novos recursos e mudanças, uma das principais modificações foi na verdade os novos faróis, que foram alterados de arredondados para retangulares.
A terceira geração do Volkswagen Passat foi introduzida oficialmente em 1988, quando a montadora alemã lançou uma versão atualizada do modelo.
Mesmo que fosse baseado na plataforma B3, assim como o Volkswagen Corrado, o carro compartilhava muitas peças com os veículos da plataforma A, em sua maioria modelos Golf fabricados nos anos anteriores.
O Passat 1993 representou a quarta geração de um veículo que registrou um sucesso impressionante desde que foi lançado pela primeira vez em 1973.
Se o modelo Passat anterior não veio com uma grade dianteira, este novo veículo a reintroduziu, provavelmente como uma tentativa da Volkswagen de combinar o design do carro com os outros automóveis de quatro gerações. Obviamente, a montadora alemã também introduziu as mais novas tecnologias desenvolvidas pela empresa, incluindo vários recursos de segurança, como airbags frontais duplos.
A quinta geração do Volkswagen Passat foi oficialmente revelada em 1996, quando a montadora alemã Volkswagen lançou uma nova versão sedan do popular modelo.
O interessante é que o carro tem a mesma plataforma do Audi A4, sendo também equipado com tração dianteira, assim como o Modelo Audi.
Baseado na plataforma do Volkswagen B5, o Volkswagen Passat reformado foi aprimorado com alguns elementos que melhoraram o desempenho e a aparência do carro.
Além dos faróis ópticos do projetor e das luzes traseiras, a montadora alemã acrescentou em 2002 um motor de 4 litros que produzia nada menos que 275 cavalos de potência.
Inicialmente revelado em 2005 e mantido em produção até hoje, o último Passat foi apresentado ao público no Salão Automóvel de Genebra em março de 2005.
A montadora alemã Volkswagen implementou uma série de novos recursos que nunca foram vistos em um Passat, incluindo o sistema de navegação DVD, o controle de cruzeiro avançado e o sistema de partida do motor sem chave.
Baseado no conhecido Volkswagen Passat, a versão CC foi a versão coupé de 4 portas para a montadora alemã. Foi lançado em 2008 no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte.
O design foi um movimento ousado feito pela tradicional marca Volkswagen. Um teto baixo, com pilares A muito inclinados e frente estreita, sugere um carro esporte. As janelas sem moldura também eram novas para um Volkswagen de 4 portas. Os faróis dianteiros e traseiros redesenhados fizeram uma declaração clara de distanciamento do Passat regular.
Embora apresente a designação B7, o novo Passat é, na verdade, um facelift do B6 Passat. Fortemente modificado por Klaus Bischoff e Walter de Silva e apresentado no Salão Automóvel de Paris em setembro de 2010, o carro apresenta um exterior totalmente reformulado, sendo a grelha e os faróis tipo Scirocco alguns dos elementos que mais marcam.
O Volkswagen Passat 2012 foi oficialmente apresentado ao mercado norte-americano, onde substitui a geração anterior do Passat B6 (também conhecido como Novo Sedan de médio porte), no NAIAS 2011, em Detroit.
O Volkswagen Passat 2015 estreou com um novo design que combina clareza elegante com um alto nível de potência impressionante, recursos que se fundem no exterior e no interior.
A imagem exclusiva do novo Passat foi alcançada em parte por uma ampla variedade de bordas e vincos desenhados com extrema precisão que desenvolvem superfícies refletoras de luz individuais. A grade do radiador foi projetada para ser significativamente maior do que os faróis. Em todas as três versões de equipamento (Trendline, Comfortline, Highline) é atualizado por quatro barras cromadas.
A geração atual do Passat
Com nada menos que 30 milhões de modelos de Passat surgindo de Wolfsburg e mais de 7 gerações da placa de identificação criando seu próprio legen, a oitava iteração do modelo em facelift de meio ciclo foi revelada em 2019.
A maior parte da atualização encontra-se no interior, onde, graças ao novo hardware e software, o novo Digital Cockpit foi enormemente melhorado em comparação com o anterior Active Info Display. Com muitos gráficos aprimorados e recursos aprimorados, o sistema agora oferece três configurações de tela diferentes que podem ser personalizadas usando o volante multifuncional redesenhado.
O exterior é quase idêntico ao de seu antecessor, embora os faróis com novos formatos e os pára-choques dianteiros e traseiros redesenhados do Volkswagen Passat lhe deem uma aparência um pouco mais dinâmica.
Agora você sabe tudo a respeito do VW Passat. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!
Mín. 16° Máx. 31°